Talita Cristina - Líder Receitas
Eita pão do Toni gostoso!

A história do Panettone: (Tirada daqui)

Era véspera de Natal, e enquanto todos estavam empenhados em ajeitar e servir a numerosa diversidade da ceia de Natal, Toni, o mais novo e desastrado criado, foi incumbido de, sozinho, ficar de olho no forno.

"Tenha cuidado que os pães estão assando", tinha recomendado Ambrogione. Mas Toni, um pouco com fadiga, um pouco com o calor agradável que o forno exalava, cochilou. Ele dormiu alguns minutos, e quando acordou, o que saiu do forno já era uma nuvem de fumaça.

"Meu Deus, que confusão!" Toni está desesperado arrancando os cabelos de sua cabeça. E agora? Como corrigir isso? Felizmente, no balcão de madeira ainda restava um pouco de massa de pão. Sem perder um instante, Toni pegou a massa de pão e, ao trabalho, misturou os ovos e a manteiga, em seguida, adoçou com mel, juntou as frutas cristalizadas, passas e frutas secas e, por último, colocou tudo no forno.

"Onde estão os pães?" Ecoou a voz de Ambrogione. "Eles estão todos queimados", disse Toni, "mas pode servir este bolo que acabei de preparar."

Ambrogione concordou em trazer o doce improvisado por Toni à mesa dos senhores de Milão, que gostaram muito. Desde então, o "pan di Toni" (a partir do qual panettone), não saiu mais de sua ceia de Natal
e logo veio a participar das nossas.

Aos Ingredientes:
30g fermento fresco (ou de tablete)
½ xícara de chá de açúcar
½ xícara de chá de leite morno
1 xícara de chá de água morna
200g de manteiga
3 ovos batidos
½ colher de chá de raspas de limão
1 colher de chá de raspas de laranja
½ colher de café de noz-moscada
1 pitada de sal
1 lata de leite condensado
Farinha de trigo suficiente para dar o ponto
2 xícaras de chá de passa sem caroço
Gema para pincelar
2 e ½ xícaras de chá de chocolate meio amargo picadinho
100g de coco ralado

Modo de Preparo

Dissolva o fermento no açúcar, junte o leite e a água mornos, acrescente 3/4 da manteiga, o ovo, as raspas de limão e laranja, a noz-moscada, o sal, o coco ralado e o leite condensado, misture bem. Vá juntando a farinha aos poucos e, quando não der mais para bater na mão, passe a massa para uma mesa ou uma bancada de mármore e continue a juntar a farinha, sem parar de sovar, até desgrudar das mãos e da mesa. Divida a massa em duas partes e junte a cada uma metade do chocolate picado. Amasse bem para que o chocolate fique bem espalhado, coloque em formas para panettone, cubra com um pano de prato e deixe em lugar seco para crescer, até quase encher as formas. Quando já tiverem crescidos bastante,por cerca de 1 hora, faça sobre cada um, dois cortes em forma de cruz. Coloque metade da manteiga restante sobre cada corte e pincele com a gema. Asse em forno médio por + ou - 1 hora e 20 minutos aproximadamente. Retirar do forno, e decore como preferir. Eu fiz uma graça com um pouco de chocolate derretido e coloquei um pouco de coco ralado.

Dica para não precisar de essência de panettone: O segredo está na combinação de raspas cítricas com a noz moscada... Fica muito bom também em cucas!
Print
3 Responses
  1. Obrigada Querida pelos comentários. Os parentes já se foram sim, com uns empurrõezinhos...Bem tb lhe desejo muitas felicidades neste novo ano e que o seu Natal seja lindo. Beijos para td a sua família. Fique sempre com Deus. Beijos.


  2. Unknown Says:

    Gostei muito da receita do Panetone é uma receita fácil e deve ficar muito gostosa.Um Feliz Natal e um Próspero ano novo.Abraços


  3. Amém, Marta, e vc também!
    Vera, fica sim, uma delícia! Ótimo ano para ti também, obrigada!


Postar um comentário

É sempre um prazer te receber aqui! Obrigada pela visita!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...